quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O ESPANTOSO QUINTO PLANETA DE 55 CANCRI


"Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos descobriu um sistema com cinco planetas. Após 18 anos de observações de uma estrela semelhante ao Sol, 55 Cancri (ligeiramente menos brilhante do que a nossa estrela), há finalmente provas de um conjunto planetário complexo, parecido com o sistema solar. Neste caso, trata-se de um gigante gasoso com metade da dimensão de Saturno e uma massa 46 vezes superior à da Terra. A sua distância em relação à estrela é um pouco inferior à medida entre o Sol e a Terra (116 milhões de quilómetros em 55 Cancri, contra um mínimo de 146 milhões no caso terrestre). 55 Cancri tem um planeta gigante numa órbita semelhante à de Júpiter e outro muito próximo da estrela. O mais exterior leva 14 anos a concluir a sua órbita." Fonte http://dn.sapo.pt

De facto uma descoberta IMPARÁVEL, mas...

Numa ambiente gigantesco, como é o espaço e no meio de tantas estrelas, planetas, cometas, meteoros, órbitas, satélites e até uma beata que algum astronauta largou durante as milhares de viagens do homem ao espaço, é simplesmente IMPARÁVEL conseguir-se descobrir coisas novas... mas 18 anos?!?! Anda uma pessoa a estudar 15-20 anos, para estar 18 anos agarrados a um telescópio para conseguir uma descoberta destas? Se calhar em vez do choque tecnológico, deveria-se apostar no choque telescópio!! Eheh!!

Aos fim de 18 anos muitos jovens, já viram estrelas sem telescópios e não precisam de tanto tempo para fazer "descobertas"! Eheh!!

Sejam IMPARÁVEIS!!

Add to Google Reader or HomepageAdd to netvibesAdd to Pageflakes
badge